Criminalidade Infantil

QUEM SÃO OS MENORES CRIMINOSOS?



A violência e o crime têm se tornado problema cada vez mais agudo, especialmente nas grandes cidades. Para muitos, os principais responsáveis por essa sensação generalizada de insegurança são os jovens. A reação mais comum, não apenas do público, mas de muitas autoridades e de parte da imprensa, é culpar o Estatuto da Criança e do Adolescente, pedir mais polícia, e, especialmente, mais cadeia. Só com a prisão a paz seria restabelecida.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, infrações leves devem ser punidas, preferencialmente, com medidas que ofereçam oportunidade de educação e reinserção do jovem na sociedade. Nesses termos, a medida de internação só deve ser aplicada na impossibilidade de outra medida e naqueles casos em que se comprove grave ameaça, reiteração no cometimento da infração e descumprimento de medida imposta, seguindo os princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.
Não se trata mais de saber se o jovem com 16 ou 17 anos tem ou não capacidade de entendimento do caráter ilícito de seu ato infracional e de se determinar conforme esse entendimento. É claro que a grande maioria dos jovens tem esse discernimento e essa possibilidade de autodeterminação, principalmente em relação aos atos infracionais mais graves. Para esses adolescentes infratores, o ECA prevê a aplicação de uma medida sócioeducativa, consistente na privação de liberdade, mediante internamento em estabelecimento educacional, pelo prazo máximo de 03 anos (art. 121 e segs.).
A questão, na verdade, é de natureza política e consiste em saber se queremos reprimir e castigar ou, ao contrário, educar e proteger as crianças e adolescentes, que vivem numa sociedade tão desigual e, por isso mesmo, tão opressiva e violenta. Entendemos que a segunda alternativa é a mais correta e justa. Mais, ainda: diante dos desajustes, das desigualdades e das injustiças que caraterizam a realidade sócioeconômica e cultural brasileira, entendemos que essa é a única solução ética e politicamente legítima.

Na verdade, as reais causas do índice de criminalidade entre jovens, além das desigualdades e exclusão social, que os impedem de gozar plenamente do direito à vida, à habitação, à liberdade, à saúde, à educação e à busca da felicidade, consistem, também, na ausência de referenciais éticos e morais, na desestruturação familiar e na crise de valores. Portanto, a solução dos problemas que derivam da criminalidade infanto-juvenil não reside nas fórmulas autoritárias de redução da idade-limite da imputabilidade penal e nem na internação habitual dos jovens infratores. É preciso, antes, respeitar-lhes os direitos básicos garantidos pela Constituição Federal Brasileira, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e Convenções Internacionais subscritas pelo Brasil - Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, Regras Mínimas das Nações Unidas para a administração da infância e da juventude, Regras Mínimas das Nações Unidas para a Proteção de Jovens Privados de Liberdade.

Cabe aos Poderes Públicos, em seus três níveis, e à Sociedade Civil começarem a trabalhar conjuntamente para sanar este problema.

Precisamos romper com a cultura tradicional de combater apenas as conseqüências, sem atuar nas causas. O Estatuto da Criança e do Adolescente abre o caminho para que todo a política de atenção à criança e ao adolescente seja transformada, e as medidas sócio-educativas por ele preconizadas são instrumentos para tal. Elas precisam ser implantadas e implementadas na sua plenitude, pois são meios realmente eficientes para o controle da criminalidade infanto-juvenil.
Dessa forma, ao incentivar a aplicação de medidas socioeducativas, o prêmio procura quebrar o ciclo de formação de criminosos, bem como da impunidade, diminuindo a reincidência, além de criar nesses adolescentes a consciência de seu papel na sociedade. Uma sociedade que talvez tenha perdido de vista o sentido profundo da dignidade não pode negar a perspectiva de um futuro melhor àqueles que são vítimas de sua miséria social e ética. Que todos os jovens possam assim sonhar.


Reflexão do texto:

Os jovens, principalmente aqueles de uma classe social menos favorecida, formam o grupo de pessoas mais vulnerável a entrar no mundo do crime por estar numa fase que deseja muito consumir. Sabemos que muitas das propagandas atinge principalmente esse público e isso aumenta a vontade de querer comprar.

Imagine um jovem da periferia que se esforça muito para conseguir um emprego, mas recebe pelo caminho muitos "não". Ele tenta conseguir um trabalho para poder ter o seu dinheiro mas não consegue, aí esse jovem revoltado entra no mundo do crime, pois há também sobre ele uma pressão da sociedade em estabelecer que os melhores são aqueles que possui objetos caros e muito dinheiro.Logo o único meio que resta para esse indivíduo conseguir isso é através do crime.

É uma situação lamentável ver que "o futuro do nosso país", já está sem esperanças, topando entrar na criminalidade por não achar outra solução.

Por: Isadora Queiroz

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joel de Araújo Cordeiro disse...

“Os homens grandes discutem teses: os homens normais discutem circunstâncias; os homens pequenos falam de outros homens.” (Joaquim Nabuco)
Não existe comunismo sem feminismo.
Mulheres estão inseridas em crimes de todos os colarinhos. Felizmente, ainda existem adoráveis exceções.
Emoção, ego e vaidade não podem ser maiores do que a inteligência.
“É necessário sair da ilha para ver a ilha – não nos vemos se não saímos de nós.” (José Saramago)
LIVRO PUBLICADO:
Mulher: A Bomba Anatômica que explodiu o homem e implodiu a sociedade.
DIREITOS HUMANOS NÃO SE FAZ COM PAPÉIS E MICROFONES
Este é o primeiro trabalho literário que tem como presente certificar a fundamental função dos gêneros humanos na sociedade, cumprindo designação ditada pelo criador: Único comportamento que pode oferecer SOCIEDADE SAUDÁVEL E PLANETA SUSTENTÁVEL.
Comércio desta literatura (R$ 9,90 – nove reais e noventa centavos) não é sucesso esperado para esta obra; sim apresentação da fonte de problemas sociais, disseminação da única saída possível para reverter a tragédia social que está evoluindo e esperança de ações populares que mobilizem políticos e educadores que podem legislar para que seres humanos possam desenvolver, desde a tenra idade, atitudes naturais que garantam excelência na convivência social.
LINKS ONDE O LIVRO ESTÁ DISPONÍVEL,E-BOOK.
https://play.google.com/store/books/details/Joel_de_Ara%C3%BAjo_Cordeiro_Mulher_A_bomba_anat%C3%B4mica_q?id=7WY3DQAAQBAJ&hl=pt_BR
https://www.facebook.com/A-Bomba-Anat%C3%B6mica-673280706156458/
DIREITOS E LIBERDADES INDIVIDUAIS ESCONDEM CRIMES CONTA A HUMANIDADE E EVOLUÇÃO DA SELVAGERIA URBANA.
O gênero feminino, gerador de vida e âncora dos anseios masculinos, foi atacado com artimanhas diabólicas e subliminares através de décadas, ou até mesmo séculos. A vitória do conjunto de impropriedades convenientes, ideologias políticas e comerciais, subverteu os valores femininos com a promessa de poder e liberdade – crianças, jovens e adolescentes pagam preço muito alto por uma conta que não contraíram.
HOMENS DESEMPREGADOS MAIS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO É IGUAL A CRIANÇAS DOMINADAS POR MAL INTENCIONADOS E/OU NO BERÇO DA CRIMINALIDADE – LÓGICA DA VIDA.
Educação comercial: Em primeiro lugar está o lucro – depois a educação.
Educação pública: Em primeiro lugar a ideologia do Estado – depois a educação???
Responsabilidade social e justiça não se efetivam com palavras e microfones.
Próximo projeto:
Só as mulheres podem salvar a sociedade humana e o planeta.