O crime e a impunidade

A causa do crime não é a impunidade. Ao contrário, a impunidade é efeito do crime e que acaba contribuindo para que mais crimes sejam praticados. A finalidade de nossa luta tem que ser o fim do crime, não o fim da impunidade, até porque a impunidade deixará de existir se crimes deixarem de ser praticados.
Os privilegiados dizem que a causa da criminalidade é a impunidade. Estão errados. Ainda que a impunidade seja erradicada, crimes não deixarão de ser praticados. A impunidade é apenas uma consequência do crime. Pode haver crime e não haver impunidade mas não pode haver impunidade sem existir crime.
A principal causa da criminalidade é econômica: são as desigualdades sociais. A impunidade é apenas um efeito que, se não combatido, acaba agravando a criminalidade. Se a nação brasileira decidir combater apenas os efeitos da criminalidade, ou seja, se apenas reduzir a maioridade penal, deixando intactas as suas causas, que são as desigualdades sociais, vai ter voltado suas costas para o futuro. Temos que lutar para erradicar os crimes, não para puní-los.
(Erick do site midiaindependente.org)

Reflexão do texto:
No texto é abordado um importante tópico que seria a impunidade. Eu concordo totalmente com o autor, principlamente quando ele diz que a principal cauda da criminalidade são as desigualdades entre as pessoas e que devemos então lutar contra a violência buscando primeiramente uma sociedade mais pacífica. Não podemos punir um criminoso sabendo que em outros lugares há muito mais dele ou piores que ele, tem que ser o mal cortado pela raiz.
Por: Isadora Queiroz

Nenhum comentário: