Como combater a criminalidade infantil ?

Padre José Maia -
A primeira forma de combater a criminalidade infantil é voltar a centrar na família a educação e o acompanhamento afectivo, disciplinar e de convivência das crianças. Outra forma consiste em ajudá-los a criar laços com os amigos. A criminalidade, como se sabe, tem muito a ver com a insegurança e a falta de afectos...
Laura Esperança, Empresária-
Essencialmente pela educação e pela formação das crianças e dos pais. Falta, por isso, dar maior apoio às famílias. É preciso fazer-lhes crer que o mundo é bom e que vale a pena viver. Isso consegue-se se a sociedade for capaz de lhes oferecer qualidade de vida e se lhes conseguir incutir valores e perspectivas de futuro.
Carlos Pereira, Empresário -
Essencialmente, através de uma política de grupo, da identificação e estudo social dos gangues e de um acompanhamento real a ser efectuado por assistentes sociais. E também através da educação familiar e escolar, funcionando esta como pólo de prevenção. No caso concreto, por se tratar de crianças, as penas criminais não levam a nada.
João Lopes, Professor -
Inverter as formas trágicas de parentalidade (abandono, negligência e desinteresse) será talvez a forma mais eficaz de enfrentar o problema. Estas crianças ficam, desde novas, entregues a si próprias, à rua e a pares com comportamentos de elevado risco, que são valorizados e que os valorizam. A escola não o faz, os pais e a sociedade ainda menos.
Octávio Cunha, Pediatra -
Não é fácil combater a criminalidade infantil. Esta é relacionada com a loucura dos adultos. Os pais têm cada vez menos tempo para as crianças, deixando-as muitas vezes sós na rua. Para além desta falta de acompanhamento a nível familiar, a solidão que a criança sente está muitas vezes por trás de situações criminosas.

Minha opinião:
Como eu acredito que as principais causas da criminalidade e violência são as desigualdades sociais e também a desestruturação familiar, no sentido da ausência de participação dos pais na vida dos seus filhos, para mim a solução estaria em dar importância a esses fatores.
Com a diminuição das desigualdades entre os homens e uma participação afetiva da família na vida dos jovens, buscando auxiliá-los, o nível de criminalidade infantil seria reduzido.

Por: Isadora Queiroz

Um comentário:

Lucas Fagundes de Oliveira disse...

A criminalidade infantil é reflexo da desorganização política e social que nosso país vive.. Os jovens são corrompidos na fase da formação ética do seu caráter. Para combater a criminalidade infantil uma série de medidas precisariam ser tomadas , em especial , uma que resolveria 99,9% de todos os problemas que o Brasil enfrenta , não só o da criminalidade infantil seria a punição com rigor dos crimes de corrupção. A corrupção é o parasita e a base de todos os problemas sociais do Brasil. Mas , como isso tá mais pra utopia doque pra qualquer outra coisa. , de caráter emergencial , mais investimentos na educação e socialização dos jovens , potencialisar e mostrar para os jovens sua importância na sociedade e aumentar sua capacidade de criar de aprender e valorizar sua existencia como peça fundamental no crescimento social do país!