Mas o que mobiliza tantas pessoasRio de Janeiro, 1997Nascimento (Wagner Moura), capitão da Tropa de Elite do Rio de Janeiro, é designado para chefiar uma das equipes que têm como missão “apaziguar” o Morro do Turano por um motivo que ele considera insensato.Mas ele tem que cumprir as ordens enquanto procura por um substituto. Sua mulher, Rosane (Maria Ribeiro), está no final da gravidez e todos os dias lhe pede para sair da linha de frente do Batalhão.
Pressionado, o capitão sente os efeitos do estresse. Neste clima, é chamado para mais uma emergência num morro. Em meio a um tiroteio em um baile funk, Nascimento e sua equipe têm que resgatar dois aspirantes a oficial da PM: Neto (Caio Junqueira) e Matias (André Ramiro). Ansiosos para entrar em ação e impressionados com a eficiência de seus salvadores, os dois se candidatam ao curso de formação da Tropa de Elite.
A fama de honestos e cheios de energia dos dois jovens já chegou ao Batalhão, que os admite no curso a ser chefiado por Nascimento. O primeiro se destaca pela coragem. O segundo, pela inteligência. Se Nascimento pudesse reunir as duas qualidades num homem só já teria encontrado seu substituto. a assistirem a "Tropa de Elite"? Muita coisa. Debate sobre a instituição policial, miséria, violência, tráfico de drogas, criminalidade e o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais).

Por: Luciene Costa

Nenhum comentário: