Inúmeros relatos apontam o envolvimento de jovens com a criminalidade. Para espanto de muitos, nem sempre o partícipe de crimes graves provém de família paupérrima ou reside num barraco de madeira. Jovens de classe média-alta e os situados no topo da pirâmide social ingressam na delinqüência juvenil, por exemplo, montando esquemas de tráfico de entorpecentes pela internet, envolvidos em receptação de veículos roubados, assaltos, estupros e homicídios. Nem sempre a ausência de estudos e condições de subsistência é o móvel da delinqüência juvenil. Alguns jovens cometem crimes por razões bem menos dignas que a necessidade de saciar a fome: tornam-se criminosos por opção.
Comentário:
Temos a visão de que o criminoso é aquele que é humilde e da periferia. Um engano, no texto e na charge acima vemos que muitos jovens de uma forma geral estão envolvidos com a criminalidade, por esse motivo se pensou no aumento da maioridade penal. Muitos colocam a dificuldade financeira como o o incentivador para a criminalidade, mas então como explicar jovens do topo da pirâmide envolvidos nisso?
Acredito que seja por ambição, ou até mesmo por imaturidade, pois sempre tiveram '' regalias'', estas que te deixaram mimados e achando que são os donos do mundo e que tudo podem fazer. E aqueles da periferia pelo menos tem razões mais concretas de entrarem para criminalidade, afinal eles sofrem preconceitos por serem pobres, há uma grande falta de orportunidade e a FOME, creio que esta seja o principal motivo.

Por: Ludimile Baltazar da Cruz

Nenhum comentário: