Violência

Nos últimos anos, a sociedade brasileira entrou no grupo das sociedades mais violentas do mundo. Hoje, o país tem altíssimos índices de violência urbana (violências praticadas nas ruas, como assaltos, seqüestros, extermínios, etc.); violência doméstica (praticadas no próprio lar); violência familiar e violência contra a mulher, que, em geral, é praticada pelo marido, namorado, ex-companheiro, etc...

O tempo passa e o Estado não consegue combater a violência. Seu crescimento está se tornando rotina. Hoje o que vemos nos jornais nos espanta, o crime continua se expandindo e a violência toma proporções fora de nosso controle. Precisamos analisar e tentar mudar o uso de drogas, a pobreza, o desemprego, a desestrutura famíliar, grandes diferenças de riqueza, policia ineficiente ou corrupta, má distribuição de renda, entre outros fatores que de certa forma podem gerar violência.

Nós cidadãos somos penalizados pela violência, perdemos nossa liberdade por causa dos presentes riscos no cotidiano.

A violência é um ciclo que começa e termina nele mesmo, sem beneficio para ninguém, a não ser para os líderes do crime organizado, na exploração daqueles que, direta ou indiretamente, foram ou serão suas vítimas.

Luise Bulcão

Nenhum comentário: